B.E.S.T. 2017 Ibérico

A 14ª edição do congresso B.E.S.T. – Bariatric Endoscopy Surgery Trends, terá lugar na cidade de Lisboa, será organizado pelo Hospital CUF Infante Santo e pela Academia CUF e tem por objetivo constituir uma plataforma universal de reflexão multidisciplinar ao mais alto nível sobre o papel dos avanços tecnológicos mais recentes, incluindo os novos sistemas robóticos, os desafios da cirurgia de revisão, as controvérsias atuais e o estado da cirurgia metabólica.

Esta reflexão será amplamente ilustrada e complementada nas sessões de cirurgia ao vivo.

O B.E.S.T. – Bariatric Endoscopy Surgery Trends é um congresso internacional de grande prestígio na área da cirurgia bariátrica e metabólica, com periodicidade anual, que reúne os mais reputados e experientes especialistas mundiais nesta área.

Nas suas últimas edições foi realizado em Nova Yorque (Mount Sinai), Guadalajara, Bruges, Maracaibo, Madrid e Nápoles.

A cirurgia bariátrica continua a ser o único tratamento eficaz para a obesidade severa e obesidade mórbida, bem como para a resolução da morbilidade associada. Observou-se por isso um grande desenvolvimento científico e tecnológico, os procedimentos tornaram-se menos invasivos, mais seguros e reprodutíveis e nos últimos vinte anos realizaram-se centenas milhares de intervenções cirúrgicas nesta área.

As complicações tardias e, sobretudo, a recuperação de peso em mais de 20% dos doentes operados, com necessidade de cirurgia de revisão, de maior complexidade e risco, constituem hoje um importante desafio para o cirurgião bariátrico.

O avanço tecnológico, com o advento das técnicas endoscópicas, da cirurgia por porta única e da cirurgia robótica, é uma realidade e um desafio adicional. O papel crescente da cirurgia robótica e o seu imenso potencial, seja para lidar com a complexidade da cirurgia de revisão, seja como ponte para as técnicas endoscópicas e para a cirurgia por porta única, está em evidência crescente.

A cirurgia metabólica, orientada para o tratamento da diabetes tipo 2, é um campo de atuação recente que promete revolucionar o tratamento daquela doença. A cirurgia metabólica foi reconhecida pela American Diabetes Association como uma alternativa legítima para o tratamento da diabetes tipo 2 e vem referida como tal nas últimas guidelines daquela associação, mesmo em doentes com IMC entre 30 e 34.9 Kg/m2. Contudo, persiste a discussão sobre qual a intervenção cirúrgica ideal para este efeito e continua o desenvolvimento de novos procedimentos nesta área.

Esperamos por si na maravilhosa cidade de Lisboa para refletir e debater estes temas na presença dos mais reconhecidos e experientes especialistas de todo o mundo.

Local do Evento

  • Centro Cultural de Belém Sala 7 - Sophia de Mello Breyner
    Praça do Império
    1449-003 Lisboa

Secretariado

Contacte-nos

Preencha o formulário para entrar em connosco. Tentaremos ser breves na resposta.

Não é perceptível? Alterar texto. captcha txt